segunda-feira, 19 de março de 2012

CDI Comunidade Crescer recebe Professora que discute sobre Racismo


 Na tarde do dia 13 de março de 2012 as 14 h, seguindo a programação da semana dos Direitos Humanos do CDI Comunidade Crescer, foram ministradas a palestra com o Tema: “De todas as formas e de todas as Cores”.  Este tema leva é o nome do projeto criado pela professora Lucimar de Souza Arguelho. Que tem o objetivo esclarecer a comunidade quanto o preconceito dentro do discurso que muitas vezes e desprovido de conhecimento ou por um discurso historicamente racista, Palestra levada as escolas e comunidades douradenses, com a temática sobre o preconceito racial.
Segundo Arguelho, existem vários tipos de preconceitos, preconceito religioso, estilo, classe, sexual e principalmente o preconceito étnico-racial, e que o problema é enraizado, por conta do passado escravagista do nosso país, vindo a afetar o cotidiano da população negra. Um dos principais espaços de reprodução desse racismo é na escola, nos espaços de convívio comunitário e no mercado de trabalho.
A imagem do negro é colocada de forma negativa, a televisão explica Arguelho, sempre visa vender um perfil estético europeu e o estado brasileiro por anos usou um discurso de embranquecimento da população brasileira. Porem dados nos mostra a difícil aceitação da população em assumir sua verdadeira raça, por haver este racismo escondido.
 A palestrante acredita que somente a educação possa minimizar esta situação, como forma de mistificar essa falsa idéia de que o negro é marginal, e que o branco é superior, a sociedade brasileira segundo dados do IBGE, em alguns anos a população negra vai ser superior em números do que outras raças.
A palestrante finalizou, comentando dois assuntos, que muitos pensam que Jesus Cristo era branco, por outro lado, a região onde Cristo nasceu muito próximo ao continente africano, dificilmente nasceria um homem branco, loiro e de olhos azuis. E encerrou declarando que racismo é crime, inafiançável, por isso pense bem antes de ofender alguém por sua cor ou raça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário